top of page
  • Luciana Nascimento

Vantagens e Desvantagens da Terceirização Financeira: Guia Completo para Empresários




Olá, Sou Marcelo Camargo, contador, economista e CEO da 6ix Gestão Financeira. Você já pensou em terceirizar o financeiro da sua empresa? Não?! Saiba que pode estar perdendo uma ótima oportunidade.

A terceirização financeira, também conhecida como BPO Financeiro (Business Process Outsourcing), tem se tornado uma prática cada vez mais adotada por empresas em busca de eficiência, economia e foco no core business. Neste texto, vamos explorar minuciosamente as vantagens e desvantagens dessa estratégia para que você possa tomar decisões informadas e benéficas para o seu negócio.

O Que é Terceirização Financeira?

Antes de falar das vantagens e desvantagens, é importante entender o conceito de terceirização financeira. A terceirização financeira envolve a delegação de atividades relacionadas ao departamento financeiro da empresa para uma organização especializada no assunto. Isso abrange uma variedade de operações financeiras, como gestão de cobranças, contas a pagar e a receber, folha de pagamento e fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, dependendo do pacote contratado.

Como Funciona a Terceirização Financeira?

Basicamente, podemos dizer que ter uma gestão financeira terceirizada é ter uma equipe atendendo as suas necessidades de forma remota, a partir do escritório da contratada.

A terceirizada é uma empresa especializada no assunto, ou seja, tem conhecimento técnico (Know How), tecnologia (sistema), métodos e processos que serão colocados em prática a partir da experiência com diversos outros clientes, por uma equipe treinada previamente.

Através da plataforma utilizada pela empresa terceirizada. A empresa deve enviar as informações financeiras. A partir daí, ela registrará os pagamentos e recebimentos da sua empresa, assumindo a responsabilidade pela operação do financeiro. Dependendo do plano contratado, a terceirizada irá cuidar do contas a pagar, agendamento bancário, conciliação das contas, contato com os fornecedores, contas a receber, emissão das notas fiscais e boletos, etc.

Agora que entendemos o processo, vamos explorar minuciosamente as vantagens e desvantagens dessa estratégia para que você possa tomar decisões informadas e benéficas para o seu negócio.

Vantagens da Terceirização Financeira

Muitas vezes as empresas acabam não implementando um processo de gestão financeira por falta de conhecimento técnico do proprietário na área ou por falta de recursos financeiros para a contratação de uma pessoa ou equipe que possa realizar todas as tarefas de forma eficiente e a falta da gestão financeira pode ser extremamente danoso, podendo até culminar no fim do negócio. Dados do Sebrae apontam que a falta de gestão financeira é a causa de falências de muitas pequenas empresas. No Brasil 60% das empresas fecham antes de 5 anos de vida e cerca de 30% antes mesmo de completar 1 ano

A terceirização financeira pode ser uma excelente saída para esse problema, pois permite ao empreendedor ter acesso à uma gestão financeira profissional e com custos mais acessíveis.

A gestão financeira passa a ser mais profissional, pois a empresa contratada tem conhecimento técnico do assunto e experiência ao operar com outros clientes. Dessa forma consegue estabelecer as regras da operação do departamento financeiro da sua empresa de forma organizada, permitindo ter os benefícios de uma gestão profissional, como relatórios de análises, previsão de caixa futuro, etc.

É possível também reduzir os custos operacionais. Contratar uma terceirizada será mais barato, comparativamente à organizar uma equipe interna. Isso porque, devido à escala, a terceirizada irá operar diversos clientes com a mesma equipe, podendo diluir os custos entre seus clientes.

Além disso ao contratar uma terceirizada para operar o seu financeiro, você fica despreocupado em ter que selecionar um profissional e treina-lo para realizar as atividades em usa empresa, pois isso será responsabilidade da contratada.

A contratada também é responsável por pagar os salários e recolher todos os encargos financeiros, administrar as faltas e as férias de seus colaboradores. Ou seja, você sempre estará assistido.

Haverá também economia com a estrutura para manter a operação. Isso porque o software que será utilizado para fazer a gestão financeira é de propriedade da contratada e os custos de manutenção desse software ficam por conta dela, assim como a compra e manutenção dos computadores e do servidor.

Existe também o ganho de produtividade. A terceirização libera a equipe interna das rotinas financeiras e permite que gestores e colaboradores dediquem mais tempo às atividades centrais da empresa, impulsionando a competitividade no mercado. A diminuição da burocracia e o direcionamento dos esforços para atividades estratégicas resultam em uma maior produtividade geral. Além disso, a redução da carga de trabalho contribui para um aumento significativo na eficiência operacional.

Ao terceirizar as atividades financeiras, você obtém acesso a uma equipe especializada e atualizada com as melhores práticas do setor. Isso garante uma visão estratégica para o negócio e resolução eficiente de problemas, proporcionando tranquilidade aos gestores.

As empresas especializadas em gestão financeira já possuem tecnologia avançada incorporada. Ao terceirizar, você se beneficia dessas inovações sem precisar investir individualmente nelas.

Desvantagens da Terceirização Financeira

Mas a terceirização do financeiro pode trazer algumas desvantagens, que, se não forem bem observadas pelo empreendedor, podem trazer problemas.

Ao terceirizar, há uma diminuição do controle direto sobre as atividades financeiras. É crucial que o processo financeiro esteja bem documentado, com as tarefas e regras bem estabelecidas e padronizada. Escolha uma empresa que tenha seus processos bem organizados

Outro problema é a segurança dos dados. Como existe o compartilhamento de dados financeiros sensíveis com a empresa terceirizada, pode haver riscos de segurança. Medidas rigorosas são necessárias para garantir a proteção adequada dessas informações. Verifique se a empresa que está contratando está preocupada com esse fato.

Outro ponto importante é a forma de trabalho. A terceirização pressupõe a prestação de serviços de forma remota e a distância física entre a empresa e o prestador de serviços terceirizado pode levar a falhas na comunicação e possíveis atrasos, o que pode impactar prazos e resultar em despesas adicionais. Escolha empresas que tenha canais de comunicação ágeis, como o WhatsApp, por exemplo.

Conclusão

A terceirização financeira pode ser uma estratégia valiosa para empresas de todos os tamanhos. No entanto, é fundamental avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens antes de tomar uma decisão. Encontrar o equilíbrio certo entre eficiência, economia e controle é crucial para garantir o sucesso dessa abordagem em seu negócio.

Na 6ix oferecemos um serviço completo com software de gestão em nuvem e equipe de analistas financeiros treinada em rotinas e regras para realizar um bom atendimento para você. Nosso atendimento é feito por telefone, WhatsApp, e-mail ou reuniões online, quando necessário.

Quer conhecer melhor? Fale com no nosso comercial,



35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page