top of page
  • Marcelo Camargo

Gestão Financeira com profissional focado na sua empresa

Atualizado: 12 de jun. de 2022


Olá, sou Marcelo Camargo, contador, economista, CEO e co-fundador da 6ix Gestão Financeira. A área financeira é constantemente deixada de lado pelos pequenos empreendedores, por diversos motivos, como falta de tempo para dedicar nas tarefas diárias de registro, classificação, conciliação, pagamentos e análise do caixa. Ou até falta de conhecimento técnico sobre gestão financeira que faz com que o empreendedor não saiba nem por onde começar.

No entanto a gestão financeira é de vital importância para o desenvolvimento e crescimento de um negócio. Quando a empresa é pequena e com pouca movimentação, ainda é possível controlar com anotações em papel, por exemplo. Mas conforme a empresa cresce e começa a ter um número um pouco maior de registros é preciso organizar um processo de gestão financeira, para saber a evolução do negócio, quanto está gerando de lucro, se as contas estão sendo pagas na data, etc.

Uma rotina financeira eficiente exige que as tarefas sejam realizadas diariamente. Não faz sentido controlar, por exemplo, o fluxo de caixa semanalmente ou mensalmente. A análise futura de caixa precisa ser realizada diariamente. Todos os dias as empresas realizam novas compras e novas vendas e isso interfere na análise de caixa futura.

E, para ter um controle diário de fluxo de caixa, é necessário que todos os registros sejam realizados diariamente, assim como as classificações e a conciliação bancária. Sem que essas tarefas estejam processadas corretamente e diariamente, as decisões de fluxo de caixa serão tomadas em bases erradas.

Além das tarefas diárias, que precisam ser realizadas faça chuva ou faça sol, existem as tarefas periódicas, como emissão de relatórios, conferência da comparação real x orçado, revisão da estrutura de custos e despesas, precificação, etc. Essas tarefas tem como base as informações do sistema de gestão financeira que precisa estar alimentado e conciliado.

Bom, entendemos: a Gestão Financeira é importante durante o crescimento e desenvolvimento da empresa e exige a atenção especial do empreendedor para a execução de tarefas diariamente. Mas como fazer tudo isso com a falta de tempo já totalmente tomado pelas tarefas do dia a dia, como controlar estoque, compras, atendimento de clientes, funcionários, etc., e ainda sem conhecimento técnico necessário?

É por esse motivo que as empresas acabam contratando profissionais capacitados para realizar essas tarefas. Um analista financeiro pode suprir a deficiência de tempo e de conhecimento do empreendedor e elaborar um processo de gestão financeira que permita a geração de relatórios com os números necessários para a gestão do negócio. Dependendo do porte da empresa, uma equipe é organizada para dar conta do que precisa ser feito.

Mas para uma empresa pequena, contratar um profissional que reúna todas as competências necessárias para tocar o departamento financeiro acaba ficando muito acima do que é suportado pelo caixa do negócio. Sabemos que no Brasil, por conta dos encargos financeiros, férias, décimo terceiro salário e ainda os riscos trabalhistas envolvidos, ter mais uma pessoa no quadro de funcionários tem um alto custo.

Então, uma alternativa viável para que um pequeno negócio tenha um processo de gestão financeira eficiente é terceirizando as tarefas para uma empresa especializada, como a 6ix Gestão Financeira. A 6ix oferece pacotes de serviços com software de gestão em nuvem e equipe de analistas financeiros treinados para cuidar da gestão financeira da sua empresa e se, precisar, você pode contratar pacotes com contabilidade, departamento pessoal e administrativo. Desta forma o empreendedor pode focar na área comercial do negócio, buscando novos clientes e o aumento do faturamento da empresa, sabendo que os processos financeiros estão sendo cuidados por especialistas e com um custo acessível.

21 visualizações0 comentário
bottom of page