top of page
  • Marcelo Camargo

Como escolher o software de gestão financeira ideal para minha empresa?

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Olá, Sou Marcelo Camargo, contador, economista e sócio da 6ix Gestão Financeira.


Na 6ix acreditamos que uma pequena empresa pode se tornar grande e forte através de um processo de gestão financeira eficiente, capaz de gerar relatórios corretos em prazos razoáveis, que serão usados para identificar ações para levar o negócio para um novo patamar financeiro.


Mas para que o processo funcione corretamente é necessário que ele seja baseado num tripé que são as ferramentas (software de gestão financeira), as rotinas (regras e prazo para o cumprimento das tarefas) e as pessoas (treinadas para executar corretamente as tarefas).


O serviço disponibilizado pela 6ix, foi desenvolvido em cima desse entendimento: criamos um serviço completo com software de gestão em nuvem e equipe de analistas financeiros treinada para atender o cliente, tirar suas dúvidas ou até realizar as tarefas, como os lançamentos, conciliações, classificações e agendamentos bancários.


Nesse texto eu gostaria de abordar a primeira perna do tripé, que é o software de gestão financeira. Muitas empresas acabam não utilizando uma boa ferramenta, registrando a movimentação financeira em planilhas ou até mesmo em cadernos, por exemplo. Eu acredito que o motivo para o “não uso” de ferramentas de gestão financeira é o desconhecimento das ferramentas disponíveis.


Até bem pouco tempo atrás, ter um bom software de gestão financeira era para poucos. Custava muito caro implantar, parametrizar e treinar as pessoas. Esse processo acabava inviabilizado o uso de boas ferramentas em pequenas empresas. No entanto esse cenário já não é o atual: A tecnologia evoluiu bastante e surgiram diversas boas ferramentas de gestão financeira online. Se você realizar uma rápida pesquisa na internet vai encontrar muitas opções de diversos níveis de preços e complexidade, bastando se cadastrar e começar a usar.


Então, se você ainda não utiliza um software de gestão financeira em seu negócio, elimine os tabus, e passe a usar, caso você tenha necessidade de ter mais controle financeiro. Com certeza vai encontrar alguma opção que caiba no seu bolso.


Mas, com diversas opções que existem no mercado como escolher o software de gestão financeira ideal para minha empresa?


Primeiro de tudo, ele precisa ser online. Sistemas que exigem servidores locais tem processo de manutenção mais lento e caro, além de exigir equipamentos mais robustos. Estar online significa que você e toda a sua equipe possa acessar de onde e quando quiser, por qualquer dispositivo. Facilita também a troca de informações entre todos que irão participar do processo, como seu contador, por exemplo: mandar documentos para o contador é coisa do passado;


Segundo, o sistema precisa ser simples, para você e toda a sua equipe. Sistemas complexos, que exigem conhecimento elevado para operar, dificulta a disseminação do uso e atrasa todo o processo;


É também muito importante que o sistema permita registrar grande parte da sua movimentação financeira. Verifique se o software que você está comprando atende à essa condição, caso contrário terá que ter controles paralelos, no excel por exemplo, significando atrasos no trabalho e inviabilizando o processo.


Verifique também se o sistema que você está adquirindo permite integrações com outros softwares que você vai precisar para administrar a empresa. Sabemos que, dependendo da atividade, alguns sistemas precisaram ser usados, como um software de controle de mesas, caso você seja um restaurante, ou de marcação de consultas, se você for uma clínica médica, por exemplo. Realizar a integração entre todos os sistemas, reduz o retrabalho e mantem o processo mais simples;


Outra questão é a guarda da documentação física, que é muito importante para um processo de gestão financeira eficiente. Ter acesso ao documento de várias telas do sistema de maneira simples e prática quando estiver analisando o fluxo de caixa, por exemplo, facilita as tomadas de decisão. Verifique se o software que está adquirindo permite anexar documentos e como ele disponibiliza essa informação.


Espero ter ajudado, mas se quiser saber mais, acesso vídeo em nosso canal no youtube:



Espero que esse texto tenha sido útil e colocamos nossa equipe à disposição caso precise de ajuda para ter um processo de gestão financeira eficiente. Acesse nosso site: 6ixgestaofinanceira.com,br.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page