top of page
  • Marcelo Camargo

A Importância da Rotina para a Gestão Financeira

Atualizado: 12 de jun. de 2022




Um dos pilares para que sua empresa tenha um processo de gestão financeira eficiente é a Rotina: Não existe um departamento financeiro sem regras e prazos para a realização de todas as tarefas, ou seja, se uma rotina bem definida.

Nós só conseguimos de fato ajudar nossos clientes na 6ix Gestão Financeira quando percebemos isso e organizamos um processo onde cada um da equipe soubesse exatamente como e quando fazer cada uma das tarefas determinadas. O resultado foi excelente: reduzimos o tempo de processamento das informações, eliminamos em grande parte os erros de lançamentos e consequentemente nossos clientes passaram a ter relatórios com informações mais precisas em tempo mais curto.

Portanto, se você pensa em ter um processo de gestão financeira eficiente em sua empresa, organize melhor a rotina. Não sabe como fazer? Então vamos às dicas:

Crie um cronograma de prazos

O Departamento financeiro precisa funcionar como um relógio. Todos as tarefas precisam ter prazos para serem executados, por exemplo: Fazer a conciliação bancária até as 11hs da manhã; preparar os pagamentos até o meio dia; realizar a cobrança até as 14hs, etc. O cronograma vai variar de empresa para empresa, dependendo da complexidade da operação e do tamanho da equipe. Pode ser um cronograma que leve metade de um dia ou o dia inteiro. Veja o que melhor se encaixe à sua empresa.

Defina Regras Claras

Todas as tarefas precisam ter suas regras bem definidas, por exemplo: qual será o critério de classificação dos lançamentos, quem deverá autorizar os pagamentos, como os documentos serão organizados fisicamente. Se as pessoas envolvidas na operação não conhecerem as regras não adianta que não haverá relatórios financeiros consistentes para ser usado para a administração do negócio.

Padronize os processos

A padronização permite que a mesma tarefa seja executada sempre da mesma forma, como se fosse uma “linha de produção”. Dessa forma você terá mais velocidade na execução das tarefas.

Agora que você já conheceu essas dicas e pretende ter relatórios financeiros confiáveis para administrar seu negócio, já sabe, estabeleça uma rotina com um cronograma de prazos e regras bem definidas.

Se precisar conte conosco, a 6ix Gestão Financeira oferece um serviço completo com software de gestão online e equipe de analistas financeiros treinada em rotinas definidas para ajudar no dia a dia de sua empresa.

Quer saber mais, entre em contato, vai ser um prazer ajudar a sua empresa a se tornar maior e mais forte com um processo de gestão financeira eficiente.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page