top of page
  • Marcelo Camargo

A Importância da Gestão Financeira


Olá, meu nome é Marcelo Camargo, contador, economista e CEO da 6ix Gestão Financeira. Somos uma empresa de gestão, que tem como objetivo aumentar as chances de sucesso de pequenos negócios com até 50 funcionários, através de um processo de gestão financeira eficiente.


Hoje gostaria de abordar a importância de um processo de gestão financeira em um pequeno negócio. Não sei como é esse processo na sua empresa, mas se você não faz corretamente, só te digo uma coisa: você precisa começar imediatamente!


Segundo o Sebrae, 60% das empresas fecham as portas antes de completar 5 anos de vida. 30% fecha


m as portas antes mesmo de completar 1 ano. Vários motivos contribuem com essa estatística como baixa de demanda, falta de conhecimento do empresário na área de atuação de empresa, etc. Mas a grande maioria dos problemas resolvemos com um processo de gestão financeira organizado: falta de capital de giro, precificação, descontrole de gastos, falta de projeções financeira, etc.


Ter controle da movimentação financeira de uma empresa é essencial para manter o fluxo de caixa sob controle. Uma empresa pode passar um período de prejuízo contábil e ainda se recuperar, mas sem dinheiro em caixa ela pode parar imediatamente. O fluxo de caixa para a empresa é como o oxigênio para o corpo humano!


Ter previsibilidade de fluxo de caixa, permite ao administrador se antecipar à problemas futuros e assim, tomar decisões com mais tranquilidade do que administradores de empresas sem controle. Dessa forma, em momentos de falta de recursos, ele poderá tomar decisões que afetam menos na lucratividade da empresa, como uma antecipação com taxa de juros mais baixa, postergação negociada de pagamento do fornecedor ou um resgate de aplicação financeira. Enquanto um administrador de uma empresa sem controle, vai perceber a falta de dinheiro apenas no próprio dia e, no desespero, vai tomar a pior decisão, como por exemplo, o uso do cheque especial, que tem taxas de juros elevadíssimas.


Outra vantagem de um processo de gestão financeira eficiente é conseguir medir a performance financeira da empresa e realizar correções de rumo caso o negócio não esteja gerando o resultado desejado. Se a margem de contribuição, por exemplo, reduziu, pode ser porque um fornecedor importante remarcou o preço de seus produtos e a empresa não repassou ao seu cliente de tal sorte que reduziu a lucratividade.


Portanto, uma gestão financeira eficiente é aquela que permite maximizar o uso dos recursos financeiros que são escassos. Melhor explicando é gerar um melhor resultado, do ponto de vista de lucro, com os recursos financeiros disponíveis.


Exemplificando, imagine um caso hipotético de que, em um primeiro momento temos duas empresas, “A” e “B” que geram a mesma receita em vendas, digamos R$ 50.000,00 mensais. As duas empresas analisam a possibilidade de aumento da operação com o inicio de uma nova operação. A Empresa “A”, com maior controle financeiro, avalia o investimento e percebe que a lucratividade da nova loja será ruim e decide não investir. Já a empresa “B”, sem nenhum tipo de controle, pensando no aumento de faturamento, investe e tem, nos meses seguintes, redução de sua lucratividade.


Empresas que não tem gestão financeira eficiente, geralmente tem problemas com falta de dinheiro, contas atrasadas e endividamento bancário. Tem péssimos hábitos como não fazer conciliação bancária diariamente, não registrar toda a movimentação financeira, misturar despesas da empresa com despesas pessoais dos sócios, entre outros. Não tem números financeiros através de relatórios e índices, fazendo com que o administrador administre no escuro.


E aí, como é a gestão financeira do seu negócio?


A 6ix é uma empresa de gestão financeira. Oferecemos com software de gestão e analistas financeiros treinados para realizar todas a rotinas do departamento financeiro, pelo custo de um estagiário.


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page