top of page
  • Marcelo Camargo

A importância da Contabilidade para a gestão do negócio


Olá, sou Marcelo Camargo, contador, economista e co-fundador da 6ix Gestão Financeira e Contabilidade Digital. A Contabilidade é uma área essencial para o sucesso de qualquer negócio. Ela desempenha um papel fundamental na gestão financeira e no planejamento estratégico, fornecendo informações valiosas sobre a saúde financeira da empresa. Por isso hoje gostaria de falar um pouco sobre a importância da contabilidade na gestão do seu negócio e como ela pode impulsionar o seu crescimento e sustentabilidade.


Muitas vezes o empresário acaba subutilizando a contabilidade, entendendo que trata-se apenas de uma necessidade burocrática e que o contado serve apenas para emitir as guias para a empresa pagar os impostos.


É muito comum, neste contexto, que a empresa deixe de abastecer corretamente o contador com informações da movimentação financeira o que contribui para a falta de uma contabilidade informativa e, sem uma contabilidade informativa, o empresário fica desencorajado em enviar informações para a contabilidade. É um ciclo vicioso que prejudica muito o sucesso de um negócio.


Claro que a contabilidade desempenha um papel crucial no cumprimento das obrigações fiscais e tributárias. É muito importante garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentações fiscais, evitando problemas legais e multas. No entanto a contabilidade é muito mais que apenas burocracia fiscal e seu contador pode sim ser um grande parceiro do seu negócio, sendo responsável por um sistema de informações contábeis capaz de fornecer dados valiosos para o sucesso da empresa.


Vejamos bem:


Através dos relatórios contábeis, é possível monitorar de perto o desempenho financeiro do negócio. Isso inclui análises de lucratividade, rentabilidade e eficiência operacional. Com base nessas informações, você pode identificar áreas de melhoria, tomar medidas corretivas e ajustar estratégias para maximizar os resultados financeiros da empresa.


Você poderá fomentar um planejamento financeiro mais adequado, criando um processo de definição de metas financeiras e identificar as melhores estratégias para alcançá-las. Em outras palavras, através de um planejamento financeiro é possível analisar a situação financeira atual da empresa, projetar receitas e despesas futuras, identificar oportunidades e ameaças, e estabelecer um plano de ação para atingir os objetivos financeiros estabelecidos.


Os números obtidos da contabilidade permitem que seja possível elaborar o orçamento da empresa, a gestão do fluxo de caixa, a análise de viabilidade de investimentos, a determinação de metas de lucratividade, o controle de custos e despesas, e a busca por fontes de financiamento adequadas, entre outros. Todos esses pontos ligados ao planejamento financeiro do negócio.


O objetivo principal do planejamento financeiro é assegurar a saúde financeira do negócio, garantindo sua sustentabilidade, crescimento e capacidade de lidar com eventuais desafios econômicos. Ao desenvolver um planejamento financeiro sólido, a empresa está preparada para tomar decisões estratégicas e enfrentar os obstáculos com maior segurança e eficiência.


Um planejamento financeiro sólido é essencial para o crescimento e a estabilidade do negócio. Através da contabilidade, é possível fazer projeções financeiras, identificar oportunidades de investimento e estabelecer estratégias para alcançar os objetivos empresariais. O planejamento financeiro baseado em dados contábeis ajuda a evitar problemas de fluxo de caixa, controlar os custos operacionais e otimizar a alocação de recursos.


Sua contabilidade pode fornecer dados precisos e atualizados em tempo razoável sobre as finanças da empresa, permitindo uma tomada de decisão embasada nos números do negócio. Com informações sobre receitas, despesas, lucros e fluxo de caixa, você pode avaliar a saúde financeira do seu negócio e identificar áreas que precisam de melhorias, estabelecer ações para corrigir rumos e verificar, posteriormente, o resultado dessas ações e se alcançaram esses objetivos.


Esses relatórios contábeis auxiliam na definição de metas realistas, na elaboração de orçamentos e na avaliação do desempenho da empresa ao longo do tempo. Costumo dizer que de posse dos números reais da empresa em tempo razoável, você estará navegando em mar aberto, mas com uma bússola, te orientando o melhor caminho para chegar ao destino (melhor forma de alcançar os objetivos empresariais).


Assim, não subestime a importância da contabilidade na gestão do seu negócio. Uma contabilidade eficiente e orientada para a gestão proporciona informações valiosas que são essenciais para tomar decisões embasadas, planejar o futuro e garantir a saúde financeira da empresa. Ao investir em uma empresa contábil qualificada e que tenha visão de gestão financeira, você contará com ajuda para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade do seu negócio. Lembre-se de que a contabilidade é um parceiro estratégico que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial.


Esperamos que este artigo tenha te ajudado a ter uma visão clara da importância da contabilidade na gestão do seu negócio.


A 6ix é uma empresa de contabilidade e de gestão financeira. Temos um serviço completo com software de gestão em nuvem e equipe de analistas financeiros e contadores prontos para lhe auxiliar a ter os números financeiros do seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato, será um prazer te ajudar.



Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page